Afinal de contas, por que nós reservamos um dia pelos finados?


instagramcapture_9f8a3cf6-5b03-4f06-aa18-3d7a9726d05dLeia esse texto e você nunca mais verá essa data como antes. 2, novembro, 2016   WhatsApp:(33)988488689. “No fundo você tem medo de morrer, e é por causa disso que você não quer o luto”. Não pensar sobre a morte é um grande perigo para a nossa alma. O dia de Finados representa para nós muito e até muitíssimo. Porque diretamente é o dia no qual lembremos de todos os irmão  e de todas as almas que morreram e que porventura estejam no junto de Deus. Mas é também o dia em que a Igreja – com aquele tato que Lhe é próprio e que é qualquer coisa de absolutamente inconfundível – nos recorda a realidade da morte. Ela como que abre um precipício debaixo de nossos pés e nos faz ver uma multidão de almas que se encontram em estado de pena, de sofrimento, de um lado. E, de outro, a miséria da morte, a destruição da morte, a aniquilação da morte, a miséria da alma quando ela não vai diretamente para o Céu. Seria bonito ver na pregação de Finados as frases de Jó, as lamentações que lembram o homem levado até às beiras da loucura e que depois entra pelas fauces da morte adentro, inteiramente isolado. Em que os ossos se calcificaram, a carne virou pó, um imenso pranto inunda sua alma separada do corpo, e aquela miséria daquela criatura pecadora posta numa atmosfera de punição, e; Esperando a misericórdia de Deus e a misericórdia dos vivos. Isso faz muito bem. De quando em quando nós devemos meditar sobre a morte, para compreendermos o que há de profundamente real naquela advertência que o Pastor faz : “Lembra-te, homem, de que és pó e que pó voltarás a ser”. Nós não somos outra coisa a não ser pó e voltaremos a ser pó. E isso nos faz dar uma dimensão exata a todas as coisas dessa vida. Eu enquanto escrevo esse texto e você enquanto lê, nesse momento, podemos estar movidos por desejos tão vários. Mas o que são esses desejos, quando a gente calcula o que a gente é? É uma coisa tremenda! Quando eu passo pelo cemitério, eu vejo ali o meu destino Eu tinha sempre a ideia de que a gente antes de morrer precisava adoecer, ao menos de morte natural, não digo com um acidente qualquer. E que, portanto, enquanto a gente se sente bem, teria uma relativa segurança de que não vai morrer. Mas não é verdade. Pode-se estar passando perfeitamente bem, de repente forma-se no calcanhar ou na ponta do dedo, por exemplo, um coágulo determinado por razões que não se sabe quais são; E lá vai uma embolia… que se dirige ao cérebro e determina um efeito “X”, cujo fruto mais palpável é a morte. E isso pode dar-se com qualquer um de nós, a qualquer momento. Se eu sou algo de tão inconsistente, se um coágulo partido de meu calcanhar liquida com todos os meus desejos, todas as minha aspirações, todos os movimentos que eu tenha em relação às coisas dessa vida. Se sou uma coisa tão, tão débil que, em ultima análise, eu sei que morrerei, quando eu passo pelo cemitério, eu vejo ali o meu destino que está fixado: é virar pó, ser corroído pelos vermes! É uma coisa horrorosa o modo pelo qual se dá a corrosão dos vermes. Em uma ocasião, um médico me deu umas informações a respeito de como isso se passava, descrita nas aulas de medicina legal que teve: é uma coisa tremenda. Porque primeiro o corpo começa a tomar, muito freqüentemente, um estado de sebo, de manteiga ou de gelatina e depois apodrece… Olhe-se no espelho Olhem-se no espelho, pensem nos seus traços definidos e pensem quando tudo aquilo tiver um caráter repugnante e gelatinoso, virando a queijo mau cheiroso; Quando o nariz, quando isso, quando aquilo tudo estiver horroroso… A meditação sobre a morte é benfazeja para criar desapegos, humilhar orgulhos e fazer compreender que podemos cair de um momento para o outro no julgamento de Deus. É essa carne aqui, esses ossos cujo impacto eu estou sentindo vão ficar reduzidos a esqueleto.

Categorias Computadores e Internet

Deixe um comentário

Lezz Girl

histórias, lutas e poesia

Refletindo

Espaço para leitura e reflexão.

Confissões de Poliana

Compartilhando meu coração com palavras!

Artes LV

Personalizados para festas, caixas, forminhas, laços pet...

FCM - LEARNING TO FLY - APRENDENDO A VOAR

Coisas da vida que nos fazem como somos. Não pretendo compreensão, somente deixar um testemunho.

Poesias & Cia

Cartas, Poemas & Poesias

Inspirações de Uma Alma

Espaço de José Geraldo Mendes da Silva

Simplesmente Karen

Textos românticos e reflexicivos

Simple Ula

I want to be rich. Rich in love, rich in health, rich in laughter, rich in adventure and rich in knowledge. You?

22:22

Faça um desejo